As engrenagens são itens essenciais na geração de energia mecânica em vários sistemas, desde máquinas industriais a motores automotivos. Com seus inúmeros modelos e dimensões, cada um apropriado para um tipo de utilização, as engrenagens transformam uma força inicial em torque e potência, tirando, por exemplo, um automóvel da inércia e imprimindo-lhe uma velocidade. Contudo, para a segurança do equipamento e manutenção de sua vida útil, faz-se necessário o uso de aparelhos que auxiliem na redução da velocidade rotacional do motor a fim de proteger o equipamento contra cargas excessivas. Tais aparelhos redutores variam de modelo conforme o sistema em que atuam e a eficácia necessária. Dentre eles, o modelo com maior desempenho é o redutor planetário, que faz uso de um pinhão solar planetário como componente acionador.
O pinhão solar planetário, ou engrenagem solar, é um componente posicionado ao centro de um equipamento redutor planetário e é ligado a outras engrenagens, que ficam dispostas ao seu redor, sendo chamadas de engrenagens planetas ou engrenagens planetárias por atuarem de forma a emular o comportamento dos planetas do Sistema Solar, movimentando-se sempre em torno de um eixo - no caso, o pinhão solar planetário. Em números de três ou mais, estas engrenagens planetas são montadas em um suporte e giram em torno do eixo pinhão solar planetário. Ele, por sua vez, é responsável por acionar o movimento simultâneo das engrenagens, iniciando a transmissão de energia mecânica pelo aparelho redutor, resultando finalmente na redução da velocidade de entrada do servomotor ou motor de passo gerando um aumento proporcional no torque de saída produzido pelo pinhão solar planetário, otimizando, assim, a performance do motor em situações de velocidade baixa e carga alta. Com isso, o pinhão solar planetário também gera economia de energia e diminui o impacto sobre o motor. Como peça central de um redutor planetário responsável por um desempenho 20% melhor em comparação a modelos tradicionais de redutores, o pinhão solar planetário deve ter os dentes de suas engrenagens com precisão milimétrica para que não comprometa o funcionamento do equipamento e a distribuição de carga seja feita de forma homogênea por todo o sistema. Além disso, precisa ser resistente para suportar cargas radiais e axiais maiores sem que haja entraves.
A Mult Engrenagens foi fundada em 2011 no Distrito Industrial II em Sertãozinho, no interior do estado de São Paulo, para atender a toda a América Latina no setor de acionamentos mecânicos com soluções práticas, rápidas e confiáveis. A empresa oferece diversos serviços para atender às necessidades do cliente, como assistência técnica, desenvolvimento de projetos e reforma e fabricação de peças e equipamentos, sempre com profissionalismo e integridade no cuidado aos projetos de seus clientes e parceiros.